Jereissati Centros Comerciais

O Shopping > Responsabilidade Socioambiental

Cuidando de você e do meio ambiente

O Shopping Iguatemi, através das diversas ações sociais que exerce, mostra seu empenho em colaborar com os trabalhos de entidades e instituições assistenciais, promovendo projetos e campanhas dentro do conceito de responsabilidade social.

O Iguatemi já alcançou importantes marcas, com destaque para o Selo de Responsabilidade Social, conferido pelo Governo do Estado do Ceará, por gerar oportunidades de emprego e renda dentro do perfil do programa Portas Abertas, da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo.

Foi certificado pelo Ministério do Trabalho e Emprego pela inclusão de jovens aprendizes e de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. E realiza uma série de ações de caráter social através de projetos, envolvendo crianças, idosos e pessoas que precisam de um pouco mais de alegria e atenção.

Os resultados sempre satisfatórios são percebidos pela receptividade dos atendidos, sejam entidades ou individualmente.

Conheça alguns projetos sociais do Shopping

Projeto Cinema Iguatemi

Todo ano, o Iguatemi traz centenas de crianças de instituições carentes para uma tarde de diversão no Shopping. É o Projeto Cinema Iguatemi, feito em parceria com o UCI Cinemas e o Candy Play, que proporciona às crianças momentos inesquecíveis com direito a sessão de cinema, lanche e lazer no Candy Play. Em 2012, foram beneficiadas 864 crianças de diversas entidades e escolas: Instituto de Assistência e Proteção Social; Sociedade de Beneficência Cultural Instituto Cristo Rei; Associação Beneficente Ipanema; Escola Bom Samaritano; Associação Beneficente do João XXIII; Centro de Formação e Inclusão Social N. Senhora de Fátima; Lar Amigos de Jesus; Associação Comunitária Vila Mar; Associação de Assistência aos Menores Abandonados –AAMA; Creche Comunitária do Conjunto Palmeiras; Comunidade Católica Vinde a Mim; Sociedade Comunitária de Habitação Popular Raio de Sol.

Campanhas em prol da saúde pública

Todo ano o Iguatemi cede espaço para associações, instituições e secretarias de saúde para campanhas de informação, vacinação e doação de sangue. Milhares de crianças recebem a vacina. O posto de vacinação do Iguatemi é um dos mais movimentados devido ao grande fluxo de pessoas.

Campanha de cunho social

Foram cedidos mais de 178 m² de espaço à associações, instituições e secretarias de saúde para divulgação de projetos sociais e campanhas. Como resultado, tivemos a orientação à comunidade e divulgação de projetos de relevância social, atingindo um grande número de pessoas que circulam pelo Shopping. Desafio Jovem, Associação Peter Pan, Hemoce, Juizado da Mulher são algumas das entidades ja beneficiadas.

Arrecadação de notas fiscais e doação de donativos

Uma urna instalada no mall arrecada notas fiscais em prol de instituições carentes. Além disso, o Concièrge do shopping funciona como um posto permanente de arrecadação de donativos. Anualmente são atendidas quatro instituições diferentes. O resultado é a arrecadação de roupas, livros e brinquedos, além de milhares de notas fiscais que são revertidas em dinheiro para a instituição beneficiada. Entidades beneficiadas em 2012: Centro Educacional Pe João Piamarta, Canaã, Apae e Lar Torres de Melo Neto.

5 Programas que fazem a diferença

Um compromisso do Iguatemi com a conservação e a qualidade de nossos recursos naturais.

Programa de qualidade do ar interior

Conforto e qualidade de vida. Pensando nisso, o Iguatemi Fortaleza implantou o seu próprio Programa de Qualidade do Ar Interior. Para isso, o Shopping investiu em equipamentos, sistemas de automação e controle de processo. E recebeu o Certificado de Qualidade do Ar como empresa padrão no estado do Ceará. O Programa de Qualidade praticado pelo Shopping está baseado na resolução da ANVISA, que estabelece os procedimentos e orientações técnicas necessárias para o cumprimento das normas exigidas pelo Ministério da Saúde. Contando com a consultoria da Tec-Hidro, empresa responsável pelo controle do Ar, são verificadas periodicamente as instalações, feitas medições da qualidade do Ar Interior, análises que atendem as normas da resolução federal, aplicação de produtos para a purificação e inspeções das casas de máquinas. Por esses cuidados a Tec-Hidro entregou o Certificado de Qualidade do Ar ao Iguatemi e constatou que o ar no interior do shopping é 100% mais puro que o exterior.

Programa de redução do consumo de água

A pouca disponibilidade de água na região, aliada a uma real necessidade de economia foram determinantes para a criação do Programa de Redução de Consumo de Água. O Programa trabalha em duas frentes simultaneamente:

Água potável - Após definir metas e promover uma ampla conscientização de pessoal quanto ao uso racional da água, o Iguatemi investiu em automatização de sistemas dosadores e instalação de redutores de pressão e torneiras temporizadas. Hoje, o Shopping já trabalha visando a sua auto-suficiência. Operando dentro dos padrões internacionais de águas potáveis, o Iguatemi capta a água diretamente do subsolo e faz todo o tratamento necessário, tornando-a pronta para o consumo humano. Atualmente 97% do consumo global de água é produzido pelo próprio shopping.

Águas industriais - Todo o equipamento e instalações responsáveis pela refrigeração do Shopping passaram por um processo de correção, controle, automatização e manutenção preventiva. E, a água utilizada no sistema de refrigeração recebeu um verdadeiro choque de tecnologia. Além da implantação de filtros, o sistema passou a contar com tratamentos bactericida, anti-incrustante e inibidor de algas. A economia obtida foi da ordem de U$ 52.000 /ano, sendo que a redução do consumo de água representa 80% deste valor.

Programa de água de reuso

O esgoto gerado no Iguatemi é puramente doméstico, sendo 100% tratado na própria estação de tratamento de esgotos (ETE) implantada pelo Shopping. Ao invés de sobrecarregar o sistema de esgotamento sanitário da cidade, hoje o Iguatemi obtém a água necessária para o seu sistema de irrigação de seus jardins. O que mais uma vez implica em economia e uso racional dos recursos naturais.

Programa de racionalização de energia elétrica

Durante todo o período de racionamento de energia elétrica, o Iguatemi Fortaleza ultrapassou a meta estabelecida do governo e alcançou 32% de economia global. E, mesmo com o fim do racionamento obrigatório, continua com o compromisso de racionalizar o uso e vem mantendo uma economia de 12% em seu consumo total de energia elétrica.

Estação de pré-reciclagem

As estações de tratamento de água e de esgoto não são as únicas contribuições do Shopping Iguatemi à preservação do meio ambiente. Por mês, 45 toneladas de resíduos sólidos são direcionadas à Estação de Pré-Reciclagem (EPR), Em 2010 a arrecadação foi de 540 toneladas. Em vez de jogados no lixo, itens como papelão, papel branco, plástico e latas são encaminhados para empresas especializadas que tratam o material, transformando-o novamente em matéria prima. Com essa iniciativa, o Iguatemi evita que esse lixo seja despejado no meio ambiente, reduz os custos de coleta, gera empregos diretos e indiretos e diminui o acúmulo desses resíduos em aterros sanitários.